quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Casa do Maçom

HISTÓRICO

A Casa foi construída partindo de uma idéia dos Irmãos da ARLS “Fraternidade Paulista”, de Barretos-SP, pertencente ao Grande Oriente Paulista. Loja esta, centenária, fundada em 17 de agosto de 1897.
O objetivo da Casa era o de acolher maçons e parentes que necessitassem de tratamento no Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII.
Com o engajamento dos Irmãos e a anuência das Potências Maçônicas, o sonho tornou-se realidade, tendo sido inaugurada em 27 de abril de 2.008, com a presença de Irmãos de várias localidades e dos Grão Mestres do Grande Oriente Paulista e Grande Oriente de São Paulo, e representante do Grão Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo.
Disponibilizamos onze apartamentos (suíte), com duas camas de solteiro, TV, frigobar, ventilador de teto, ar condicionado.
A Casa possui cozinha e lavanderia equipadas, disponibilizadas aos hóspedes.
A manutenção da Casa se dá, única e exclusivamente, por doações de Lojas e de Irmãos individualmente. Doações estas, realizadas pelo sistema de boletos emitidos, quando autorizado pelo Sócio Colaborador ou com depósitos eventuais em conta corrente.
A hospedagem é inteiramente grátis, sendo que a Casa oferece café da manhã e café da tarde.
Também, temos uma viatura com motorista que fica à disposição dos senhores hóspedes, para traslado ao hospital ou para qualquer eventualidade que necessitar.

Venerável que iniciou a construção: André Luis Peroni Ângelo
Venerável que terminou a construção: Rogério Ferreira da Silva
Primeiro Presidente da Casa: Joaquim Valentim Sola

CORPO FUNCIONAL
A fundação casa do maçom é composta por três conselhos, conselho diretor , conselho curador e conselho fiscal é dirigida pelo conselho diretor composto de Presidente, vice presidente, secretário, vice-secretário e tesoureiro.
No seu quadro funcional constam: duas funcionárias de Serviços Gerais que atuam em dois turnos. Uma coordenadora, um Financeiro/Administrativo e um Auxiliar administrativo.




sábado, 24 de agosto de 2019

Humor maçonico: O Caixeiro Viajante


Um rapaz simpático, educado, de bons hábitos e bem sucedido na vida exercendo a profissão de caixeiro viajante, resolveu comemorar o seu noivado num restaurante discreto e aconchegante em uma cidade com as mesmas qualidades. Como já havia viajado muito não foi difícil encontrar a cidade ideal.

O rapaz partiu com sua noiva e a sua mãe em direção a cidade escolhida. Após algumas horas de viagem chegaram a cidade Pedra Bruta.

Hospedaram-se e em seguida o rapaz saiu a procura do restaurante ideal. Era cedo, manhã bonita e calma, andou pelas ruas pacatas e encontrou um restaurante à beira de um riacho Restaurante 3 Irmãos. O nome do estabelecimento lhe agradou, deu, na porta do mesmo, três pancadas. Em seguida uma voz respondeu-lhe as batidas:

- Quem vem lá?
- Sou um cliente que deseja tratar um jantar comemorativo. Respondeu o rapaz.
- Pois então entre.
O viajante entrou e um homem simpático e educado o esperava no salão.
–Bom dia ! Cumprimentou o recém chegado e perguntou sois garçom?
–Meus clientes como tal me reconhecem. De onde viestes?
–De uma cidade chamada São João.
–O que fazes na vida?
–Sou caixeiro viajante. Viajo a negócios e visito Lojas.
–Vens muito por aqui?
–Não muito, esta é a minha 3ª viagem.
–O que quereis?
–Um jantar para 3 pessoas em lugar reservado.
–Que tal entre aquelas colunas? É um lugar bem privativo.
–Parece-me bom. Ficaremos entre elas.
–O que beberão na ocasião?
–Para minha mãe e noiva uma taça de bebida doce. Eu prefiro algo amargo como aperitivo.
–Pode ser Whisky?
–Nacional?
–Não, escocês.
–Bem se for antigo eu aceito. Tudo bem, mas gostaria que as mesas fossem bem ornamentadas.
–Podemos ornamentá-las com romãs, ficam bonitas e exóticas.
–E quanto as flores?
–Fique tranqüilo, fazemos arranjos com rosas e espigas de trigo.
–Pois então faça, não poupe nada, quero fartura em abundância. Você estará aqui?
–Sim, trabalho do meio dia a meia noite.
–Bem pela conversa o atendimento é bom. E o preço?
–O preço é justo e o atendimento é perfeito, mas qual é o seu nome?
–Salomão e o seu?
–Iran, sou conhecido como Iran dos bifes”, sou bom em cortar bifes. Meus irmãos também atendem. Um chama-se Emanuel e o outro José. Mas é conhecido por “Zé”
–Você é desta cidade ?
–Não, também fui caixeiro viajante. Gostei tanto desta cidade que na minha 5ª viagem resolvi ficar por aqui. E já se fazem 5 anos, acabei comprando este restaurante. Olha meu Irmão, no começo foi difícil. Este estabelecimento era mau visto, pois pertencia a três trapalhões chamados: Gilberto, Juberto e Juberton. Fizeram tantas trapalhadas que acabaram assassinados.
–Olha Iran, coloque a mesa da minha mãe separada para haver mais privacidade.
–E o seu pai não vem?
–Não minha mãe é viúva.
–Coincidência! Eu também sou filho de uma viúva.
–Eu há muito já percebi.
–Como se chama tua mãe? Temos cortesia para ela.
–Minha mãe chama-se Acácia.
–Este nome me é conhecido, tivemos uma ótima cozinheira com este nome.
–Bem eu já vou indo. Logo mais retornarei com elas. Ah! Já ia me esquecendo. Qual é a especialidade da casa?
–Churrasco.
–Ótimo! É macio?
–Sim, tão macio que a carne se desprende dos ossos.
–Ah, Senhor meu Deus! Que maravilha, não posso perder! O Lugar é seguro?
–Sim, temos dois rapazes expertos que cuidam disso. E no salão temos 2 vigilantes.

–Parabéns, o seu restaurante está coberto de qualidades, salve o adorável mestre. Até logo.





Fonte/Créditos/Reprodução:http://jamilkauss24.blogspot.com/2010/07/humor-maconico.html?m=1 e foto/fonte/Créditos:b.o.d.e./facebook

A LOJA GÊNESIS DE ATLÂNTIDA RECEBE MAIS TRÊS NOBRES IRMÃOS

No último dia 13 de agosto de 2019 a ARLS GENESIS DE ATLÂNTIDA 385 - CARAGUATATUBA SP teve a honra de receber em seu quadro de obreiros mais três valorosos Irmãos: Wlademir Domiciano, Dimas Ribeiro e Marcos Dias, através do processo de regularização que depois de finalizado foi autorizado pelo Sereníssimo Grão Mestre Fernando Fernandes. Além disso, o Venerável Mestre recebeu seu diploma,também , assinado pelo Grão Mestre, onde foi entregue pelos Irmãos de forma especial durante o jantar.Foi uma noite de júbilo para os obreiros da Respeitável Oficina e para a Maçonaria Caiçara.








quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Música Acácia Amarela de Luiz Gonzaga



Autores de Acácia Amarela: Luiz Gonzaga e Orlando Silveira

Ela é tão linda é tão bela
Aquela acácia amarela
Que a minha casa tem
Aquela casa direita
Que é tão justa e perfeita
Onde eu me sinto tão bem

Sou um feliz operário
Onde aumento de salário
Não tem luta nem discórdia
Ali o mal é submerso
E o Grande Arquiteto do Universo
É harmonia, é concórdia

Acácia Amarela é uma composição maçônica dos maçons:
Luiz Gonzaga e Orlando Silveira.

LUIZ GONZAGA NASCIMENTO (Rei do Baião), filho de Januário, lavrador e sanfoneiro, e de dona Santana, nasceu 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, município de Exu, sertão de Pernambuco. Foi iniciado em 03/04/1971 na Loja Paranapuan (Ilha do Governador/RJ).

ORLANDO SILVEIRA OLIVEIRA SILVA, nasceu em 27 de maio de 1925. Formado em Direito, tem uma vivência mais de 45 anos na profissão de músico, sendo regente, arranjador, compositor e acordeonista. Foi iniciado em março de 1974 na Loja Adonai, Rio de Janeiro.

De acordo com o Irmão José Castellani em seu livro " Dicionário Etimológico Maçônico", no Egito, as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen; na fraternidade rosa-cruz, ensina-se que a acácia foi a madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado; no Tabernáculo hebraico, eram feitos de madeira de acácia: a Arca da Aliança (Êxodos, 25 - 10), a mesa dos pães propiciais (Êxodo, 25 - 23) e o altar dos holocaustos (Êxodo, 27 - 1). Na maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa, também, a pureza e a imortalidade, além de ser o símbolo da ressurreição, por influência da tradição mística dos árabes e dos hebreus.

Acácia Amarela foi gravada pela primeira vez em 1982 e faz parte do LP "Eterno Cantador", da etiqueta RCA-Victor. E regravado em CD em 1998.

Em 1997 o Grande Oriente do Brasil através do Projeto Classes Musicais, por ocasião do encontro "Compasso para o Futuro", gravou a mesma  com a Orquestra Sinfônica e Coral Baccarelli e a regência e arranjos do Maestro Sérgio Kuhlmann.Luiz.

Luiz Gonzaga Nascimento - Rei do Baião e o Maestro Orlando Silveira Oliveira Silva compositores da musica maçônica "Acácia Amarela", por ocasião da homenagem a Luiz Gonzaga no programa do apresentador João Silvestre da TV Tupi.

Para ouvir Acácia Amarela na íntegra de Luiz Gonzaga e Orlando Silveira basta clicar  na imagem abaixo:


Fonte: letra da musica Acácia Amarela /história: www.masonic.com.br

Vídeo criado por Werley Fernandes  




terça-feira, 20 de agosto de 2019

O Dia Nacional do Maçom no Brasil

O Dia Nacional do Maçom, para o Brasil, tem sua origem na historiografia de José Castellani, pois, segundo ele, no dia 20 de agosto de 1822, aconteceu uma sessão histórica (no Grau de Aprendiz) entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro, onde Joaquim Gonçalves Ledo (jornalista e político brasileiro) proferiu um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Teria sido por influência de Maçons que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 134 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.


FONTE/Reprodução/Todos os Créditos: curiosidadesdamaconaria #curiosidadesmaconicas #maconaria
#maçonaria #freemason #masonic #grandeslojas #lojamaçonica #lojamaconica #maconsfamosos #massonerie #francmaçonnerie #fotohistorica #instagram

Feliz dia do Maçom


Hoje, 20 de agosto, é dia de homenagear aqueles que acreditam na fraternidade universal como real manifestação de liberdade, buscando sempre a igualdade. É dia de exaltar aqueles que buscam incessantemente a verdade e a justiça, combatendo o erro e a opressão, numa interminável e desafiadora luta contra o mal, o vício e a injustiça, tendo como armas a verdade, a virtude, o bem e uma fé inestimável e ilimitada  num ser supremo, fonte da mais pura energia, capaz de derrubar tiranos de toda espécie, que de tempos em tempos aparecem  no contexto histórico para espalhar o ódio, a desgraça e a insanidade. 

Feliz Dia do Maçom!



Postado por Werley Fernandes - ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA 385 - RITO DE YORK AMERICANO - GOP - CARAGUATATUBA SP

sábado, 17 de agosto de 2019

Palestra sobre "Maçonaria e o Estado Laico" na Loja Cavaleiros Phoenix



A Loja Gênesis representada pelo Venerável Mestre Werley Fernandes acompanhado dos irmãos Erik, Marcos e César Bisetto participou de uma palestra no último dia 15/08 que aconteceu na ARLS Cavaleiros Phoenix.


O tema abordado foi "Maçonaria e Estado Laico" ministrada pelo Irmão Mauro Ferreira de Souza da GLESP (Grande Loja do Estado de São Paulo) que também é Bacharel em  filosofia e teologia (Universidade Mackenzie), Direito (UNIB), Especialista em Filosofia Contemporânea e Historia pela (Universidade Metodista) e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie São Paulo. Doutorando em Filosofia.

De inicio, o Irmão e palestrante afirmou que a maçonaria sempre foi a favor das liberdades individuais e lutou com todas suas forças para implantação do Estado Laico.

Isso se tornou mais prático com a revolução francesa ocorrida no século XVIII. Mais adiante, explicou de uma forma bem suscinta o tema abordado onde abriu para perguntas e tirou as dúvidas dos Irmãos presentes.

Para saber tudo sobre o assunto abordado basta clicar no link abaixo:

"MAÇONARIA E O ESTADO LAICO"

A Loja Maçonica Gênesis de Atlântida recebe novos irmãos

Nos últimos 10 e 13 de agosto de 2019, a Loja Maçônica Gênesis de Atlântida, de Caraguatatuba, recebeu mais 06 irmãos no quadro de obreiros.

Presidida pelo Venerável Mestre Werley Fernandes, a sessão contou a presença de irmãos visitantes de lojas da região. Após a cerimônia, foi servido um delicioso jantar no salão de festas da loja.





terça-feira, 13 de agosto de 2019

Hoje é dia de Sessão




Terça-feira é dia de #RITO #DE #YORK #GOP

Hoje teremos nossa sessão no grau de aprendiz.
Todos pedreiros livres são bem vindos!
Juntem-se a nós com mesma energia de sempre. Espero todos vcs mais à noite na avenida Francisco Garrido, 714, Pontal Santa Marina, às  20 horas.

Um T.˙.F.˙.A.˙. Werley Fernandes - V.˙.M.˙. 🔨🔨🔨

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Loja “Gênesis de Atlântida”, realizou 2ª Feijoada Beneficente

No dia 30 de junho de 2019, a Loja “Gênesis de Atlântida”, de Caraguatatuba, São Paulo, realizou a sua 2ª Feijoada Beneficente que tem por finalidade arrecadar fundos para suas atividades filantrópicas e reunir os irmãos em um ambiente agradável e fraterno, onde a família maçônica pode estar se confraternizando e colocando o papo em dia. Além do trabalho e empenho dos irmãos para vender os convites, bem como na organização, o evento só se desenvolveu com sucesso graças à colaboração das cunhadas que, muito se empenharam para o bom desenvolvimento do evento preparando as deliciosas sobremesas.

Os presentes, cerca de 200 pessoas que lá estiveram, além de ajudar tão importante evento, puderam saborear a deliciosa feijoada preparada pelo Chef Julinho do Bar do Julinho, as sobremesas, bebidas, drinks. Teve sorteio da rifa, venda de produtos do Projeto Coração Feliz (projeto das cunhadas) e muito mais. Tudo isso, ao som de musica de ótima qualidade comandada pelo cantor Tiquinho.
O evento foi um SUCESSO!



Instalação do Grão Mestre Sir Ernest Clark

Sir Ernest Clark (1864 - 1951) era um funcionário público britânico, que governou a Tasmânia de1933 a1945. Era muito popular e querido na região, especialmente durante a Segunda Guerra, pois fazia incansáveis visitas a todo o estado da Tasmânia, incentivando o moral da população no período da guerra.


Na rara imagem acima, a Instalação de Ernest como Grão-Mestre da Grande Loja da Tasmânia, em 1914, muito antes de ser governador.

Fonte: @tasmanian_union_lodge

Fonte 02/reprodução/todos os créditos: curiosidadesdamaconaria

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Conheça o Rito de York ou Rito Americano

Sabemos que o Rito Escocês Antigo e Aceito é o mais praticado no Brasil, nas lojas simbólicas, o que automaticamente direciona a maioria dos irmãos que buscam mais conhecimento, a ingressar nos altos graus do REAA.
Apesar dessa supremacia do REAA, vale a pena buscarmos os ensinamentos do Rito de York ou Rito Americano, que embora minoritário no Brasil, é o rito mais praticado no mundo, e seus graus superiores, repletos de valiosos conhecimentos para os maçons.
É muito frequente os irmãos me perguntarem sobre o Rito de York e seus corpos maçônicos. Por este motivo escrevo o texto abaixo, explicando um pouco sobre este rito:
O Rito de York é o rito predominante da maçonaria Norte Americana. As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas norte-americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos (a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à união de 1813. O Rito de York foi fundado no ano de 1797, tendo como organizador e fundador principal o Irmão Thomas Smith Webb. Em 14 de setembro deste ano, ele publicou o “Monitor de Webb”, adotado por todas as Grandes Lojas Americanas.
O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por “Grande Oriente dos Beneditinos”, com a Loja Vésper, no Rio de Janeiro em 1872. Esta loja abateu colunas em 22 de junho de 1874 e pela sua curtíssima história, por muitos não é considerada a primeira loja de York e sim a Washington Lodge (1874) também fundada sobre os auspícios da mesma potência maçônica, por imigrantes americanos vindos para o Brasil devido a guerra civil americana.
Conforme o Educational Bureau of the General Grand Chapter, Royal Arch Masons dos Estados Unidos da América, o Rito de York é dividido em 4 partes:
– Os Graus Simbólicos, também chamadas de “Lojas Azuis” (Blue Lodges) que são os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Esses formam a base de ingresso na Maçonaria.
– Os Graus Capítulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco. Os Capítulos conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.
– Os Graus Crípticos. O Conselho Críptico ou Conselho de Mestres Reais e Eleitos, conferem os graus de Mestre Real, Mestre Eleito e Super Excelente Mestre;
– As Ordens de Cavalaria. A Comanderia Templária ou Ordem dos Cavaleiros Templários, conferem Ordens, ao invés dos usuais graus e essas Ordens são: Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo.
Neste momento não vou descrever sobre os graus simbólicos do Rito de York pois a idéia aqui é conhecermos os graus além do simbolismo, aqueles controlados pelo Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.
02120t
Os Graus Capítulares
Os Graus Capitulares são um conjunto de quatro graus controlados pelo Capítulo do Real Arco. Eles concentram-se nas fases de construção do Templo de Salomão, com exceção do grau de Past Master, daí o título de Capitular. O grau de Past Master é um vestígio remanescente do antigo costume de que o grau do Real Arco só podia ser conferido a um Mestre Instalado de uma loja simbólica. Nos Estados Unidos, esses graus são considerados como propriedade do Real Arco, enquanto que na Inglaterra não há este grau, e o grau de Mestre de Marca é controlado pela Grande Loja simbólica (UGLE).
image012
Mestre da Marca – Um Grau que enfatiza as lições de regularidade, disciplina e integridade. É um grau impressionante, centrado na história do Companheiro e seu papel na construção do Templo.
image014
Past Master (Virtual) – Um Grau que enfatiza a lição da harmonia. Este Grau é conferido por causa do antigo costume que exigia que um maçom deveria ser um Past Master (Loja simbólica), a fim de ser exaltado ao Real Arco. Em algumas Grandes Jurisdições este Grau é conferido a todos os Mestres da Blue Lodge. O Grau não confere qualquer posição real para o maçom, mas é realizado para manter o antigo.
image022
Mui Excelente Mestre – Um Grau que enfatiza a lição de reverência. Este Grau é centrado na dedicação do Templo após a sua conclusão, em particular a consagração do Sanctum Sanctorum e a descida do anfitrião no Templo. Este grau completa as lições simbólicas introduzidas no grau de Mestre da Marca.
image024Maçom do Real Arco – A conclusão do grau de Mestre Maçom e o ápice dos graus originais da Loja Azul praticada nas Lojas Antigas da Inglaterra antes de 1820. O Grau explica as origens da palavra substituta encontrada no grau de Mestre Maçom, a recuperação da palavra Inefável, e sua ocultação dentro da palavra do Real Arco. O corpo que preside é um Capítulo e o presidente é um Sumo Sacerdote.
03120t
Os Graus Crípticos
Os Graus Crípticos são um conjunto de três graus controlados pelo Conselho de Mestres Escolhidos. Os graus Crípticos são centrados em histórias que envolvem uma cripta sob o Templo do Rei Salomão em Jerusalém, onde certos “tesouros” foram escondidos para propósitos muito específicos. Apenas os dois primeiros graus são concedidos regularmente, o terceiro grau, o de Super Excelente Mestre, é trabalhado como um grau honorário, não sendo exigido como requisito a participação no Conselho. Somente pode ingressar nos Graus Crípticos os maçons que receberam o grau de Maçom do Real Arco.
1
Mestre Real – Um grau que enfatiza as lições de paciência e coragem. O grau se passa em torno dos companheiros maçons que eram artífices na fabricação dos equipamentos e mobiliário do Templo. A primeira parte do grau retrata eventos que ocorrem antes da morte do Grande Mestre Hiram Abif, e a última parte descreve eventos ocorridos após a sua morte.
2
Mestre Escolhido – Um Grau que enfatiza as lições de devoção e zelo. O grau enfatiza a construção e aparelhamento de um cofre secreto debaixo do Sanctum Sanctorum do Templo, e o depósito dos segredos relativos ao Craft pelos três antigos Grandes Mestres do Craft. Este Grau preenche os eventos que cercam a ocultação e a perda da palavra Inefável e os acontecimentos que conduziram à recuperação da palavra no Grau do Real Arco. O corpo que preside é um conselho, e o presidente é um Mestre (intitulado Ilustre).
1b00f6bdb6726686b4c31ea6ccaa5dc3Super Excelente Mestre – Um Grau que enfatiza as lições de lealdade e fidelidade. O grau enfatiza os acontecimentos que levaram à destruição de Jerusalém e do Templo nas mãos dos Caldeus. O grau é narrado por pequenos intervalos de profecia bíblica, que destacam o final do primeiro Templo e a construção do segundo Templo. É notável por suas cenas da corte judaica de Zedequias, e o tribunal caldeu de Nabucodonosor. Este grau é honorário.
kswd100
Ordens de Cavalaria
 As Ordens de Cavalaria são um conjunto de três Ordens que culminam no grau de Cavaleiro Templário (KT). Este corpo é marcadamente diferente dos seus homólogos estrangeiros, na medida em que apresenta uma estrutura paramilitar e perspectiva do Craft, sendo o único ramo da Maçonaria no mundo que é um corpo uniformizado. O requisito para ingresso que seus membros sejam cristãos professos levou a pedidos de condenação de outros corpos maçônicos e organizações, tanto dentro como fora dos Estados Unidos, alegando que o corpo é mais de uma organização cristã, em vez de um corpo maçônico. Isso têm tido pouco efeito sobre o corpo, no entanto, como muitas das organizações que criticam o corpo têm graus semelhantes entre si. O corpo americano também é preparado de forma diferente de seus parentes mais próximos na Inglaterra. O corpo americano inclui a Ilustre Ordem da Cruz Vermelha, que não é conferida em qualquer outra organização, embora tenha primos muito próximos. Nos Estados Unidos, todas as reuniões são realizadas na Ordem do Templo, os outros corpos são abertos somente para a atribuição das ordens.
image042
Ordem da Cruz Vermelha – Elementos desta Ordem eram praticados nas antigas lojas antes da forma final do Grau de Mestre Maçom entrar em uso. A lenda da Cruz Vermelha é semelhante à do Cavaleiro do Oriente e Príncipe de Jerusalém do Rito Escocês Antigo e Aceito, são enfatizadas as lições sobre a Verdade, tendo como base a história antiga e o período que antecede as Cruzadas. Zorobabel, personagem comum no grau do Real Arco, em visita ao rei Dario, com a finalidade de convencê-lo de seu compromisso com o povo judeu, é questionado sobre o que tem maior influência: o vinho, as mulheres ou o Rei. A resposta de Zorobabel é utilizada para testemunhar as lições dessa Ordem.
image044
Ordem dos Cavaleiros de Malta – Esta ordem enfatiza a lição da fé. Ela exige que o Maçom professe e pratique a fé cristã. É a primeira das Ordens Cristãs conferidas no sistema de Cavalaria. Relata a história e o exemplo de Fé de São Paulo na chegada à Ilha de Melita, hoje conhecida como Ilha de Malta. A história dos Cavaleiros de São João (Cavaleiros de Malta) é explicada, considerando os diversos períodos por que passou a Ordem, em paralelo com o nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo.
image052
Ordem do Templo – Esta ordem enfatiza as lições de auto sacrifício e reverência. Destina-se para reacender o espírito da devoção medieval dos Templários e o auto sacrifício ao cristianismo. É um grau impressionante, com ênfase na solenidade e reverência associadas com a crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo. A comunhão do Cavaleiro Cristão com a Ordem do Templo é vivenciada em uma longa cerimônia. Após seis anos de preparação, o Cavaleiro dedica o último ano restante à penitência, antes da visita ao Santo Sepulcro. Espera-se do Cavaleiro (Sir Knight Templar) o exemplo vivo das virtudes cristãs, alicerçadas na lição de vida do Cristo Salvador. O corpo que preside é uma Comanderia e o presidente é um Comandante (intitulado Eminente).

Bibliografia

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Curiosidade: Maçom Coronel Sanders



Harland David Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders (1890-1980) foi o fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC) (Rede de restaurantes de fast-food norte-americana, que explora a antiga receita de frango frito do Kentucky, criada por ele mesmo).

Sua imagem ainda é utilizada na publicidade e na logomarca do KFC (como podemos ver na imagem), e estátuas dele podem ser encontradas em muitas lojas da KFC. Sanders era maçom, Grau 33 e tinha uma vida maçônica ativa.

Faleceu de pneumonia (estava com leucemia) no Jewish Hospital em Louisville, Kentucky, no dia 16 de dezembro de 1980, aos 90 anos de idade. Após um funeral no Santuário Teológico Batista, que foi assistido por mais de 1.500 pessoas, Sanders foi enterrado com seu terno branco característico e seu laço preto de corda, no cemitério em Louisville.

Até o momento da morte de Sanders, havia uma estimativa de 6.000 pontos de venda KFC em 48 países em todo o mundo.

Reflexões do dia