terça-feira, 22 de setembro de 2020

Cargos em Loja: Venerável Mestre

O Presidente de uma Loja Maçônica tem o título distintivo de Venerável Mestre que, juntamente com os Vigilantes, são chamados de “LUZES DA LOJA". Ao lado do Secretário e do Tesoureiro compõem as DIGNIDADES da Loja, todos advindos de cargos eletivos. Esta é a mais elevada honra que uma Loja Maçônica pode conferir a um de seus membros. Em sua ausência o Venerável Mestre é substituído pelo 1º Vigilante, que é o 1º Vice-Presidente da Loja.

O Venerável Mestre é a 1ª DIGNIDADE DA LOJA e, como tal, a representa em todas as suas manifestações e instâncias, ativa e passivamente, em Juízo ou fora dele, autoridade e representatividade estas que não se delegam e não tampouco sujeitas à procrastinação. Inúmeras atribuições competem ao Venerável Mestre, estando estas afeitas à gestão administrativa, patrimonial, financeira e de relacionamentos interpessoais no âmbito da Loja maçônica à qual preside.
 
O Venerável Mestre não é um mero administrador da Loja eleito para cumprimento de um mandato. Eleito dentre seus pares, é necessário que aquele que esteja investido neste cargo tenha a consciência que a sua função seja executada com toda proficiência, lealdade e zelo.
 
O Venerável Mestre, com a colaboração dos seus Oficiais, deve elaborar um “Plano de Trabalho”, que é um instrumento de planejamento, no qual deverá estar estabelecido as diretrizes, os objetivos e as metas que a Administração pretenda vir a realizar. Este “Plano de Trabalho” deverá englobar todos os aspectos administrativos, financeiros e ritualísticos, bem como as atividades, eventos e patrocínios que a Administração da Loja pretenda realizar durante a sua gestão.
 
Ao Venerável Mestre compete a guarda da Luz da Loja e, para tanto, estabelece os seus trabalhos e leva os seus membros à obra. Ele é o principal responsável para que a Luz da Loja seja eclipsada. As tarefas que competem ao Venerável Mestre são tantas e diversificadas, que nenhum Irmão do Quadro poderia exercê-las sozinho, por esta razão nossa legislação e nossos rituais preveem várias funções que devam ser exercidas por diversos outros Irmãos que ajudarão o Venerável Mestre em sua gestão.

A joia do Venerável Mestre é o ESQUADRO com hastes desiguais, formando um ângulo de 90º pela junção da horizontal com a vertical, pendente de um colar acetinado azul sobre o peito do Venerável Mestre, com o ramo mais longo voltado para o lado direito.
 
Sendo o ESQUADRO o símbolo da retidão esta, como joia distintiva do cargo de Venerável Mestre, indica que ele deve ser o Maçom mais reto e justo no âmbito da Loja que preside, indica o elevado senso de retidão que, no exercício do cargo, deve nortear a sua conduta. Simboliza para o Venerável Mestre a responsabilidade do seu cargo e de sua função, a grandeza e a sabedoria de seus julgamentos e de seus atos e ações. É deste saber reto e deste senso de justiça sem ambiguidades que devem coadunar suas ações e a sua administração ao presidir a Loja.

O Venerável Mestre é o espelho da Loja, isto é, por ser o escolhido dentre os Irmãos do Quadro para dirigir os trabalhos de sua Oficina é, de fato e de direito, o responsável direto pelo sucesso ou fracasso; pela atividade ou inatividade, pelo brilho ou pela mediocridade; pela união ou desunião; pelo ambiente fraterno ou desunião; enfim, pelo fracasso ou pelo sucesso da Loja. Como a PRIMEIRA LUZ da Loja o Venerável Mestre representa a SABEDORIA, como o princípio gerador de todas as ideias. É a inteligência que concebe e dirige a execução da grande obra, cria o ambiente e orienta quanto ao uso e a forma do materiais a serem empregados. O uso correto e constante da SABEDORIA, na justa medida, permitirá ao Venerável Mestre fazer com que a consecução dos trabalhos sejam justos e perfeitos.

Outro símbolo da autoridade do Venerável Mestre da Loja é o MALHETE, símbolo de autoridade entre os Maçons. Simbolicamente ele deve ser aplicado sobre um CINZEL, que é o da educação, para desbastar as irregularidades e corrigir imperfeições e atritos de toda sorte que possam advir no âmbito de uma Loja Maçônica, de sorte que, pelo senso de retidão do Venerável Mestre, apesar de se encontrarem num ambiente de Livres Pensadores e de homens eruditos, todos exerçam livremente seus direitos e cumpram ordeiramente as obrigações e deveres para os quais se comprometeram como homens livres.
 
Na Maçonaria o MALHETE é para os seus membros o que a razão esclarecida é para as paixões: domina a ambição, suprime a inveja, elimina a cólera e extingue qualquer fraqueza que, porventura, possa vir a enfraquecer o ânimo e a harmonia de uma Loja ou de seus membros.
 
Um terceiro símbolo da autoridade do Venerável Mestre em Loja é a ESPADA, constituindo esta o símbolo de maior relevância de poder e de autoridade que somente o Venerável Mestre, ou outro que como tal já tenha sido instalado, possam portar quando no exercício de suas funções como Venerável Mestre em uma Loja Maçônica.
 
DDL (UPJSH)

A Loja Gênesis reelege o Venerável Mestre e sua Administração

Em cumprimento ao calendário eleitoral, a Loja Gênesis de Atlântida, realizou no último dia 09 de setembro, a eleição de sua nova administração 2020/2021 onde reelegeu o Ir Werley Fernandes como Venerável Mestre e sua Administração.

Na tradição Maçônica, todo mês de junho de cada ano, o irmão capacitado é escolhido entre seus membros para dirigir os trabalhos da oficina e assume a presidência da entidade para os próximos doze meses.
A eleição neste ano ocorreu pela primeira vez de forma online, sob a Presidência do Ir César Vieira Bisetto, onde os mestres maçons puderam entrar na plataforma do GOP – Grande Oriente Paulista e proceder a votação escolhendo seus candidatos, tendo o resultado sido apurado e divulgado minutos após o encerramento do pleito.

Durante os seus 5 anos de existência, a Loja Gênesis jamais teve disputa entre candidatos para o mesmo cargo. A harmonia que perdura há anos é fruto da orientação dos irmãos de sua fundação que sugeriram para que sempre haja uma reflexão de cada postulante, tendo por premissa a importância da união dos irmãos em benefício a sua Loja mãe e assim convicção de que todos tem direito e o seu tempo certo para assumir o Veneralato da Loja. Com isso, nunca houve rupturas devido a disputa de cargos tanto que, pelo motivo da pandemia mundial, os Irmãos optaram por reeleger o Venerável e sua Administração.

Foram reeleitos para o próximo mandato:

Venerável Mestre: Irmão Werley Fernandes

Primeiro Vigilante: Irmão Erick Raia

Segundo Vigilante: Irmão Wlademir Domiciano

Capelão: Irmão Dimas Camargo

Primeiro Diácono: Irmão Michael Rodrigo Suzuki

Segundo Diácono: Irmão Leandro Reis

Mestre de Cerimônias: Irmão Rodney Joaquim

Mestre de Harmonia: Irmão Roberson Lobato

Primeiro Marechal: Irmão João Fernando

Cobridor Externo: Irmão Thiago Coelho

Ir.: Werley Fernandes reassume Administrativamente até que seja empossado pela segunda vez como Venerável Mestre da Loja Gênesis em data a ser definida pelo Grão Mestrado. Tem pela frente uma gestão absolutamente diferenciada das anteriores, uma vez que vivemos a pandemia do Covid-19. Desde o ano passado tem colocado em prática as novas idéias para a entidade, seguindo os princípios dos antecessores e da identidade da Loja. Afirma empenhar-se, juntamente com os membros de sua administração em tudo que puder para que com responsabilidade honrar grandes homens que sentaram-se na cadeira situada no Trono de Salomão e, promete ainda, empenhar-se em manter a união entre todos os membros do quadro de obreiros, principalmente neste momento de extrema dificuldade provinda do Corona-Virús. 
A data da Sessão Magna de Instalação e Posse da Loja Gênesis de Atlântida ainda não foi marcada porque aguarda a revogação da quarentena pelo Governador do Estado.

32 conselhos de um senhor de 80 anos

1. Evite fazer observações sarcásticas.

2. Se entrar em uma briga, bata primeiro e bata com força.

3. Nunca dê um aperto de mão sentado.

4. A inveja de um amigo é pior que o ódio de um inimigo.

5. Escute o que as pessoas têm a dizer.
Não interrompa; deixe-as falar.

6. Guarde segredos.

7. Não cultive medo por ninguém. Todo homem pode morrer.

8. Seja corajoso. Mesmo se não for, ao menos finja ser. Ninguém consegue perceber a diferença.

9. Cuidado com as pessoas que não tem nada a perder.

10. Escolha a companheira da sua vida com cuidado. A partir dessa decisão, virão 80% de toda a sua felicidade ou miséria.

11. Se a casa do seu vizinho está em chamas, a sua também está em perigo.

12. Nunca elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros.

13. Seja um bom perdedor.

14. Não deseje colher frutos daquilo que nunca plantou.

15. Quando aflito: respire fundo e distancie-se.

16. Dê às pessoas uma segunda chance, mas nunca uma terceira.

17. Cuidado ao queimar pontes. Você nunca sabe quantas vezes precisará atravessar o mesmo rio.

18. Lembre-se de que 70% do sucesso em qualquer área se baseia na capacidade de lidar com pessoas.

19. Defenda os menores. Proteja os indefesos.

20. Assuma o controle da sua vida. Não deixe que outra pessoa faça escolhas por você.

21. Visite amigos e parentes quando estiverem no hospital; você só precisa ficar alguns minutos.

22. A maior riqueza é a saúde.

23. Pense duas vezes antes de sobrecarregar um amigo com um segredo.

24. Mantenha um bloco de anotações e um lápis em sua mesa de cabeceira. Ideias que valem milhões de reais surgem de madrugada.

25. Mostre respeito por todos que trabalham para viver. Não importa o quão simples seja a profissão.

26. Vista-se adequadamente aos padrões da época.

27. Elogie a refeição quando for hóspede na casa de alguém.

28. Não permita que o telefone interrompa momentos importantes. 

29. A menos que ela seja da sua família, sempre cumprimente uma mulher comprometida com um leve aperto de mão.

30. Não demore onde não é bem recebido.

31. Todo mundo “gosta” de ver você crescer profissionalmente, até começar a superá-los.

32. Ouça os mais velhos.

➡️ (Se leu até o final compartilhe o link no Facebook!)🤝

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Visita à ARLS Fraternidade de São Sebastião - GOB

Os Irmãos da Augusta Respeitável Loja Fraternidade de São Sebastião - Rito de York -GOB, através de avaliação interna, decidem retornar as suas atividades presenciais.

A Loja é Presidida pelo Venerável Mestre, Irmão Renato Vilela, e a abertura foi com a aprovação dos irmãos do quadro decidindo voltar os trabalhos seguindo um rigoroso protocolo criado para preservar a saúde dos irmãos.

Na oportunidade, no último dia 15/09/2020, atendendo o convite do Venerável Mestre, Irmão Renato Vilela, estiveram presentes na Sessão o Venerável Mestre da ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA - GOP, Irmão Werley Fernandes acompanhado do 1° Diácono, Irmão Roberson Lobato onde foram muito bem recepcionados por todos os Irmãos daquela Loja. Na visita, os Irmãos Loja Gênesis tiveram a oportunidade de reencontrar diversos Irmãos, bem como lembrarem da importância da intervisitação que é um dos Landmarks mais importantes da nossa Ordem.

O Venerável Mestre da Loja Fraternidade de São Sebastião e os irmãos do quadro manifestaram muita alegria e satisfação em receber os irmãos da Gênesis.

Após o término da reunião os irmãos se reuniram no salão social do Templo para um bate papo bem alegre e descontraído. 



segunda-feira, 7 de setembro de 2020

07 de Setembro

A versão "romântica" da Independência do Brasil, aquela que se aprende nos livros de escola, é muito diferente da história verdadeira. 
Mas, lembre-se: a verdadeira Independência do Brasil se faz com honestidade, respeito ao próximo, com uma política limpa e sem corrupção.
VIVA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, VIVA O 07 DE SETEMBRO !