terça-feira, 24 de dezembro de 2019

domingo, 8 de dezembro de 2019

A ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA REALIZA SESSÃO MAGNA PÚBLICA DE EXALTAÇÃO MATRIMONIAL

No último dia 07 de dezembro de 2.019, com a autorização do Soberano Grão Mestre do Grande Oriente Paulista, Irmão Fernando Fernandes, a ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA N° 385, de CARAGUATATUBA -SP, realizou a primeira   Sessão Magna de EXALTAÇÃO MATRIMONIAL do Irmão Dimas Ribeiro de Camargo (Mestre Maçom) e sua esposa, Selma Fonseca de Almeida.
Esteve presente também o Irmão Rinaldo Madrigano Artero, Delegado Regional da 47 região Maçônica do GOP.

Os padrinhos do casal foram: Irmão Cesar Vieira Bisetto e a cunhada MARLI BISETTO; Irmão André e cunhada Mara.

 Estiveram presentes também, além dos familiares (cunhadas e sobrinhos), vários convidados e amigos dos Irmãos da Loja.

 No final de cerimonial, o Cobridor Externo, Irmão Wlademir Domiciano quebrando o protocolo, pediu autorização ao Venerável Mestre para entregar um "mimo" para o casal. 

 O Venerável Mestre, Irmão Werley Fernandes também fez a entrega ao Irmão Dimas e à cunhada Selma de um diploma expedido pelo Grande Oriente Paulista e de uma medalha que foi oferecida pelos Irmãos do Quadro da Loja.
Os trabalhos transcorreram normalmente, emocionando a todos os presentes e podemos destacar o brilhante trabalho do Irmão Alex Lopes, Companheiro Maçom da Loja que cuidou da  Harmonia, uma vez que, foi muito feliz na colocação das músicas no momento certo, fato este, que, inclusive, serviu para aumentar o clima de emoção e felicidade que inundava o templo da Loja.


Depois da Sessão Magna, todos os irmãos, cunhadas e convidados foram recepcionados com um jantar fraterno, no salão da Loja que teve a animação musical dos filhos, genros e noras do casal Dimas e Selma.

  O prato principal do jantar foi a grande amizade, fraternidade, consideração e respeito dos Irmãos Leandro, André, Rodney, Erick, João Fernando, Rodrigo Suzuki, Agusto Garritano, Marcos, Diego Cuba, Roberson, Adeondes (Dé), Adriano, Cesar, Sérgio, João, Alexandre, Dimas e Tiago.

Aproveitando que foi a última Sessão antes das férias Maçônicas os Irmãos fizeram a confraternização de fim de ano onde puderam trocar presentes no famoso "amigo ladrão".

No momento de animação a cunhada Selma jogou o buquê para as mulheres presentes onde a cunhada Aline pegou. 

O Irmão Dimas, aproveitando a brincadeira, jogou um buquê para os homens presentes onde todos saíram correndo...(rsrsrsrs) Foi só risada e alegria.

 Foi realmente uma noite memorável para a ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA DE CARAGUATATUBA.

Parabéns ao casal Dimas e Selma e todos os envolvidos para que a cerimônia transcorresse na mais perfeita harmonia.

Por Werley Fernandes - Venerável Mestre 

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

A Loja Gênesis de Atlântida comemora seu 4º Aniversário


Em sessão magna pública muito prestigiada pela irmandade, a Loja Maçônica Gênesis de Atlântida n° 385 comemorou o 4° aniversário de sua fundação prestando homenagens aos seus fundadores. O evento aconteceu em sessão pública, às 12h00min, do dia 27 de outubro de 2019 (domingo), no Oriente de Caraguatatuba, contando com ilustres presenças, dentre as quais, do Delegado do Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista e membro da Loja Gênesis de Atlântida, irmão Rinaldo Madrigano Artero e do Poderoso Grande Secretário Adjunto de Relações Interiores, irmão Flávio Trunkl Junior.



A comemoração movimentou a comunidade maçônica local para a realização da Sessão Especial que oficializou os festejos, reunindo Irmãos de várias Lojas da região. A festa comemorativa foi muito boa, bem organizada dentro dos preceitos maçônicos, sendo que a presença de familiares e convidados alegrou ainda mais os Irmãos do quadro.

 




O Venerável Mestre Werley Fernandes presidiu com muita objetividade a Sessão Magna Pública comemorativa, altamente prestigiada com a presença de um grande número de Irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas e convidados, superando a expectativa dos organizadores do evento.

A ABERTURA

A sessão solene contou com toda a liturgia maçônica, inclusive com a Abóboda de Aço, ou seja, um túnel formado por espadas erguidas pelos maçons sobre a cabeça do irmão que lhe está à frente, cruzando com sua espada, pelas pontas, formando assim, um “túnel”, sob o qual, adentraram ao Templo as Dignidades e os convidados. Importante registrar que na Maçonaria a espada representa o poder e a autoridade dirigidos com justiça e equilíbrio, e símbolo da igualdade entre os Maçons.
Após os cumprimentos e agradecimentos, o Venerável Mestre, Irmão Werley Fernandes fez a leitura do histórico de fundação da Augusta Loja Gênesis de Atlântida, elogiando todos os fundadores e ex-veneráveis, bem como, um resumo das atividades desenvolvidas pela entidade. E sua fala enalteceu o Grande Oriente Paulista e saudou as autoridades presentes.

AS HOMENAGENS

Os Irmãos, Manoel Gomes de Melo (1º Venerável Mestre), Tone José Vieira de Faria (2º Venerável Mestre que hoje mora nos EUA), César Vieira Bisetto (3º Venerável Mestre), Adriano Fernandes Gazalli (4º Venerável Mestre) e Ricardo Pilares Camacho (Delegado do Grão Mestre da época que assinou a Carta Constitutiva) foram reconhecidos pelos Irmãos como possuidores de uma larga folha de serviços prestados a Maçonaria local e à Loja Gênesis. Uma clara demonstração de que os irmãos gozam de prestígio e credibilidade no seio da irmandade e, também, que dentro da maçonaria, existe realmente uma fraternidade sólida. Em clima bastante festivo os Irmãos ex-veneráveis receberam das mãos do Venerável Werley um Diploma de Reconhecimento e um mimo alusivo ao 4º aniversário da Loja. Após as homenagens o Venerável aproveitou para falar sobre o evento beneficiente “Comida de Buteco” e entregou um cheque à cunhada Vanessa que no evento de aniversário da Loja estava, também, representando o “Projeto Coração Feliz”. Após foi franqueada a palavra onde alguns familiares e convidados se manifestaram para elogiar o evento de aniversário da Loja.



Ao finalizar o Venerável Mestre também agradeceu os co-fundadores da Loja, os Irmãos Rinaldo Madrigano Artero, Lucas Laurindo, Roberson Lobato, Paulo Afonso e Sávio Luiz dos Santos  que estavam presentes rogando ao Grande Arquiteto do Universo para que possa sempre os iluminar e energizar os seus pensamentos e assim possam sempre trilhar o caminho da Verdade, Justiça do Amor Fraternal baseando na Liberdade, Igualdade e Fraternidade para que os seus pensamentos sejam justos e as suas ações perfeitas. 



O ENCERRAMENTO


Ao final dos trabalhos o Irmão Werley, Venerável Mestre, agradeceu a presença e participação de todos  convidando para seguirem ao salão de festas do templo onde seria servido um delicioso almoço de confraternização.

Por Werley Fernandes - Venerável 

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A maçonaria e suas diferenças...

Citaremos aqui alguns pontos que diferem a Maçonaria de qualquer outra organização.

1. A Maçonaria é uma fraternidade de homens, unidos por juramentos, com base nas guildas (associações) medievais de pedreiros.

2. As leis, as regras, as lendas e os costumes maçônicos são baseados nas Leis Antigas, as regras das guildas acima citada.

3. A Maçonaria ensina lições de virtudes sociais e morais baseadas no simbolismo das ferramentas e na linguagem do antigo ofício de construção, usando a criação de uma estrutura como um símbolo para a edificação do caráter dos homens.

4. Os maçons são obrigados a praticar o amor fraternal, a assistência mútua, a igualdade, o sigilo e a confiança entre si.

5. Os maçons têm métodos secretos para reconhecer uns aos outros.

6. Os maçons se reúnem em Lojas regidas por um Mestre e auxiliadas por Vigilantes, onde os requerentes tidos como moral e mentalmente qualificados são admitidos por meio de cerimônias de ritual secreto, com base nas lendas das antigas associações.

7. A Maçonaria não é uma religião, não tem dogma religioso algum que obriga os membros a aceitar. Devem apenas acreditar na existência de um Ser Supremo. Suas crenças pessoais são apenas isto: pessoais.

8. A Maçonaria não é uma ciência, mas ela ensina a seus membros a valorizarem a aprendizagem e a experiência. Encoraja seus membros a pensarem, mas não diz a eles o que pensar.

9. Ensina seus membros a serem tolerantes com as crenças dos outros e a consideram cada homem como seu igual, merecendo tanto o respeito quanto a assistência deles.

FONTE/REPRODUÇÃO/CRÉDITOS:
CURIOSIDADES DA MAÇONARIA
https://famososmacons.blogspot.com/
.
#curiosidadesdamaconaria #curiosidadesmaconicas #maçonaria #maconaria #mason #freemason #lojamaconica #gop #grandeslojas #bro #grandlodge

domingo, 20 de outubro de 2019

A Loja Maçônica Gênesis de Atlântida realiza mais um evento beneficente


Na noite do último dia 19 de outubro, a Loja Maçônica Gênesis de Atlântida realizou um evento beneficente com a finalidade de angariar fundos para serem doados para o Projeto Coração Feliz. O Projeto, inicialmente, foi idealizado pelas esposas dos maçons onde elas compram de itens do primeiro enxoval de bebê que são doados para as mamães carentes da cidade.
O tema escolhido pela Loja foi "comida de Boteco", sugerido pelo Irmão Rinaldo Madrigano Artero,  que agradou as 150 pessoas que lotaram o quiosque 32, do também maçom Adriano que é um dos maiores especialistas neste tipo de culinária, entre outros que possuiu no seu cardápio. 
A noite contou com a presença dos irmãos da Loja como também de convidados da região e das representantes do Projeto Coração Feliz, Vanessa, Adriana, Luciana Fadel, Carmem, Andréia e Selma.
Tudo isso, ao som de musica de ótima qualidade comandada pela cantora Kika (no vocal), Rodrigo (no violão) e Marcelinho (na bateria).
Mais um evento realizado com SUCESSO com o apoio dos Irmãos e dos patrocinadores Jornal Noroeste News, Lion Stock e No Vaca Açaí.

A Loja está de Parabéns!

Werley Fernandes - VM





sábado, 19 de outubro de 2019

1° Workshop de Ritualística do Rito de York Americano

Na tarde de sábado (19/10), realizou-se no Templo Nobre do GOP, o 1° Workshop de Liturgia e Orientação Ritualística do GRANDE ORIENTE PAULISTA destinado ao Rito de York Americano.
O Grande Secretário de Ritualística do Rito de York, Irmão Rafael Poggio Sonegethe iniciou o evento saudando os presentes e apresentando os Grandes Secretários Adjuntos (Ir Edson Cardoso Ribeiro Junior, Ir Marcelo Henrique Vicente, Ir Paulo Peggau Zanella e Ir Thiago Rúgbi): “Sejam todos bem-vindos ao 1° Workshop de Orientação Ritualística do Rito de York. O GOP tem investido no estudo dos Ritos praticados pela Potência, respeitando a doutrina de cada um. Hoje será estudada as "mudanças adaptadas ao Ritual da Grande Loja De Nova York" que move o Rito de York no Brasil. 
O Irmão Rafael discorreu sobre a ritualística do Rito de York de maneira objetiva, apresentando todos os tópicos que fazem parte do Ritual. À medida que expunha o tema, interagia com o público, elucidando as perguntas pontualmente. 
Enfatizou a importância de se ater a doutrina do Rito, seguindo criteriosamente as normas estabelecidas pelo GRANDE ORIENTE PAULISTA -GOP. “Para não ficarmos sujeitos as diversas interpretações e incidirmos em erros, é necessário seguirmos o que está escrito no Ritual estabelecido pelo GOP”, disse.

O Workshop serviu para esclarecer várias duvidas e orientar os irmãos.

 Além disso, o evento foi uma maneira de oportunizar o estudo a respeito do Rito, bem como, também pôde harmonizar momentos de agregação e integração fraternal. Além disso, propiciou instantes maravilhosos, como no intervalo,  a troca de experiência e o fortalecimento da irmandade entre as diversas Lojas Maçônicas do Estado de São Paulo.

Além disso, todos os presentes contaram com a visita surpresa do Grão Mestre, Irmão Fernando Fernandes, que aproveitou para parabenizar os irmãos pela disposição de se deslocarem ate São Paulo para aprender sobre o rito e finalizou agradecendo todos os presentes.

Ao final, todos saíram contentes e satisfeitos com explanações e  aprendizado adquirido durante o evento.

Werley Fernandes - VM

Seminário de Companheiros Maçons

Por iniciativa do Grande Secretário de Relações Interiores, Irmão Flávio Trunkl em conjunto dos Delegados Regionais do Grande Oriente Paulista, no último dia 05 de outubro de 2019 a Loja Colunas de São José do Oriente de São José dos Campos recebeu os irmãos das várias Lojas da região para o Seminário de Companheiro Maçom.
Se fizeram presentes irmãos das Lojas do litoral Norte e Vale do Paraíba.
O Companheiros Maçons apresentaram um brilhante palestra com o tema “A Simbologia da Alavanca como talismã contra as tentações da inércia ” e que foi muito debatida pelos irmãos presentes.
Parabéns aos irmãos Delegados pela realização de mais este importante evento de cultura maçônica do Grande Oriente Paulista e pelo desenvolvimento de nossa Grande Potência!

Werley Fernandes - VM

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sessão Magna de Elevação

No último dia 08 de outubro, a ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA – Nº 385, RITO DE YORK AMERICANO, Oriente de CARAGUATATUBA/SP, conduzida pelo Venerável Mestre, Irmão Werley Fernandes, realizou uma linda Sessão Magna de Elevação ao Grau 03 dos Irmãos Dimas Camargo e Tiago Coelho.

A Loja parabeniza os novos Irmãos Mestres Maçons por mais um importante passo dado em nossa Ordem Maçônica e roga ao Grande Arquite do Universo que esteja sempre presente em todas as suas decisões.

A Sessão contou com a presença do Delegado Regional do Grande Oriente Paulista (GOP), o Poderoso  Irmão Rinaldo Madrigano Artero, bem como, dos representantes das seguintes Lojas: ARLS RENASCER (GOB), ARLS AMOR E VIRTUDE (GOP), ARLS CARAGUATÁ (GLESP), ARLS CAVALEIROS PHOENIX (GOP) e a ARLS FRATERNIDADE DE UTINGA (GLESP, SANTO ANDRÉ).


quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Fundação do Capitólio


Em 18 de setembro de 1793, George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos, paramentado de forma maçônica, colocou a pedra fundamental do Capitólio.

Foi usado um tripé e uma polia para assentar a pedra angular. O evento ocorreu por volta de meio dia do dia 18 de setembro. O horário foi escolhido por George, Benjamin Franklin e Pierre L’Enfant (principal arquiteto de Washington).

Fontes/Créditos: CURIOSIDADES DA MAÇONARIA
https://famososmacons.blogspot.com/

#curiosidadesmaconicas #curiosidadesdamaconaria #maconaria #maçonaria #lojamaconica #templomaconico #masoneria #freemason #simbolismo #simbolosmaconicos #georgewashington

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Alan Kardec era maçom?


Não existe registro escrito de que Allan Kardec teria sido Maçom, embora muitos sites publiquem que o Codificador do Espiritismo for iniciado na Maçonaria na Escócia. E não é apenas achismo: dezenas de pesquisadores, historiadores da Maçonaria já andaram em busca de pistas, inclusive nos possíveis locais onde poderia ter sido encontrado registros, mas nada foi localizado, nem existe nenhuma informação, ainda que subliminar, através dos amigos maçons de sua época.

É bem verdade que Kardec viveu rodeado de amigos Maçons, como Leon Dénis (filósofo) e Camille Flammarion (astrônomo), e, depois de sua morte, foram encontrados entre seus objetos pessoais, muitos símbolos maçônicos (como avental, esquadro e compasso), possivelmente presenteados pelos amigos maçons, mas, historicamente falando, não existe comprovação e nem registro de sua iniciação ou participação em Lojas.

Fonte/Créditos/Reprodução: CURIOSIDADES DA MAÇONARIA
https://famososmacons.blogspot.com/

#curiosidadesdamaconaria #curiosidadesmaconicas #maconaria #freemason #allankardec #bro #espiritismo #fatosmaconicos #lojamaconica #curiosidadeshistoricas

domingo, 22 de setembro de 2019

Reflexão do dia...



PARA PENSAR...

PERTO DE MORRER, UM VELHO HOMEM "BILIONÁRIO" CHAMOU À SUA SECRETÁRIA DE CONFIANÇA E BRAÇO DIREITO E DISSE:

— Estela QUANDO EU MORRER quero que REALIZE 3 pedidos em meu funeral. OK?

A Secretária surpresa, respondeu:
— Sim senhor! Seus desejos serão realizados.

Em seguida ela pegou um bloco de notas e uma caneta e disse:
— Vou anotar para não esquecer Senhor. Pode falar!

Ele respondeu:
— Pois bem!
1.º) Quero que meu caixão seja carregado pelos melhores médicos que existem;
2.º) Que os tesouros que tenho, sejam espalhados pelo caminho até meu túmulo;
3.º) Que minhas mãos fiquem no ar, fora do túmulo e à vista de todos.

Sua Secretária surpresa com os 3 pedidos perguntou:
— Senhor, desculpe a curiosidade. Mas quais são os motivos de tais desejos?

Ele respondeu.
— São somente 3 também:
1.º) Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm o poder de curar na face da morte e quando chega à hora ninguém muda o destino à não ser Deus;

2.º) Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros, para que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui ficam;

3.º) Eu quero que minhas mãos fiquem para fora do caixão, de modo que as pessoas possam ver que viemos com as mãos vazias, e saímos de mãos vazias, pois para morrer você não leva nada material.
"TEMPO" é um tesouro precioso que nós temos. Podemos produzir mais dinheiro, e não mais tempo!
O melhor presente que você pode dar a alguém é o seu tempo!

Abrace seu Filho, beije sua Mãe, aperte as bochechas de seu sobrinho(a), sorria com seus amigos, brigue e faça as pazes com seu irmão(a) dizendo que o(a) ama, e curta a vida como se fosse o último dia.

Um abraço!

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Nota de 01 dólar : mito ou verdade sobre o olho que tudo vê?



Muita gente quando vê a imagem do “Olho que Tudo Vê”, sabe logo que é um símbolo maçônico, certo? NÃO EXATAMENTE!

O olho e a pirâmide são, em verdade, parte do Grande Selo dos EUA, colocado na parte de trás da nota de 1 dólar, em 1935.

Há de fato um Olho que Tudo Vê flutuando sobre uma pirâmide inacabada. Abaixo dele, está a frase “Novus Ordo Seclurum”, cuja tradução é “Uma nova Ordem dos Séculos” (e não “Uma Nova Ordem Mundial”, como se alega).

A criação deste selo foi feita por uma comissão de 4 homens: Benjamin Franklin (o único maçom do grupo), desenhou o Grande Selo em 1776.

O único artista entre eles, Pierre du Simitiere, que não era maçom, sugeriu a imagem do olho dentro de um triângulo para representar Deus. Francis Hopkinson, outro membro da equipe, sugeriu a pirâmide inacabada.

O Olho dentro do triângulo para representar Deus, aparece ao longo do Renascimento, muito antes da Maçonaria Especulativa surgir. Não há registro que associa ele à Maçonaria antes de 1797, nem é um símbolo relacionado, de alguma forma, aos Illuminati da Baviera.

Quanto à Pirâmide Inacabada, ela representa a nova e forte nação dos EUA, destinada a resistir aos séculos, assim como as famosas pirâmides do Egito.

Portanto, cuidado com as especulações baseada no senso comum.

Fonte/Créditos/Reprodução:
curiosidades da maconaria

#curiosidadesmaconicas #maconaria #freemason #masonic #frandeslojas #lojamaconica #maconsfamosos #massonerie #francmaconnerie #olhoquetudove #illuminati #selodoseua #eua

sábado, 7 de setembro de 2019

07 de Setembro: Dia da Independência do Brasil





É fato histórico que a Ordem Maçônica em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil. Nós, maçons, devemos sempre prestar homenagens aos nossos irmãos responsáveis pelas ideias e ideais que lançaram os raios da Luz da Verdade por sobre nossa Nação, elevando nosso País à qualidade soberano perante as demais nações do globo terrestre.


Nós, maçons, estaremos sempre prontos a servir ao nosso Brasil na luta contra toda forma de desigualdade e injustiça. Seremos guerreiros destemidos e incansáveis contra nefasta propagação do germe da corrupção no território pátrio, como se fosse epidemia, contaminando e destruindo os princípios morais e básicos da civilidade, afetando a todos, inclusive comprometendo as futuras gerações. Se o Grande Arquiteto do Universo nos permitir, poderemos bradar em alto e bom tom: VIVA A INDEPENDÊNCIA MORAL DO BRASIL. Sabemos quem somos e para onde vamos!


ARLS GENESIS DE ATLÂNTIDA N° 385 


Fonte/Foto: Aprendiz Marcos Dias Junior 

Fonte/Créditos/texto: Juscelino Moraes do Amaral

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA ANGELINA MORAES MÃE DO SERENÍSSIMO GRÃO MESTRE ADJUNTO, IRMÃO PAULO ROBERTO DE MORAES




A A.R.L.S. GÊNESIS DE ATLÂNTIDA - 385 - RITO DE YORK AMERICANO DE CARAGUATATUBA, SP,
Recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento da senhora Angelina Moraes, mãe do nosso Sereníssimo Grão Mestre Adjunto, Irmão Paulo Roberto de Moraes. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Deus seja o conforto de todos e receba a senhora Angelina na glória!

Werley da Silva Fernandes - Venerável Mestre

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Casa do Maçom

HISTÓRICO

A Casa foi construída partindo de uma idéia dos Irmãos da ARLS “Fraternidade Paulista”, de Barretos-SP, pertencente ao Grande Oriente Paulista. Loja esta, centenária, fundada em 17 de agosto de 1897.
O objetivo da Casa era o de acolher maçons e parentes que necessitassem de tratamento no Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII.
Com o engajamento dos Irmãos e a anuência das Potências Maçônicas, o sonho tornou-se realidade, tendo sido inaugurada em 27 de abril de 2.008, com a presença de Irmãos de várias localidades e dos Grão Mestres do Grande Oriente Paulista e Grande Oriente de São Paulo, e representante do Grão Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo.
Disponibilizamos onze apartamentos (suíte), com duas camas de solteiro, TV, frigobar, ventilador de teto, ar condicionado.
A Casa possui cozinha e lavanderia equipadas, disponibilizadas aos hóspedes.
A manutenção da Casa se dá, única e exclusivamente, por doações de Lojas e de Irmãos individualmente. Doações estas, realizadas pelo sistema de boletos emitidos, quando autorizado pelo Sócio Colaborador ou com depósitos eventuais em conta corrente.
A hospedagem é inteiramente grátis, sendo que a Casa oferece café da manhã e café da tarde.
Também, temos uma viatura com motorista que fica à disposição dos senhores hóspedes, para traslado ao hospital ou para qualquer eventualidade que necessitar.

Venerável que iniciou a construção: André Luis Peroni Ângelo
Venerável que terminou a construção: Rogério Ferreira da Silva
Primeiro Presidente da Casa: Joaquim Valentim Sola

CORPO FUNCIONAL
A fundação casa do maçom é composta por três conselhos, conselho diretor , conselho curador e conselho fiscal é dirigida pelo conselho diretor composto de Presidente, vice presidente, secretário, vice-secretário e tesoureiro.
No seu quadro funcional constam: duas funcionárias de Serviços Gerais que atuam em dois turnos. Uma coordenadora, um Financeiro/Administrativo e um Auxiliar administrativo.




sábado, 24 de agosto de 2019

Humor maçonico: O Caixeiro Viajante


Um rapaz simpático, educado, de bons hábitos e bem sucedido na vida exercendo a profissão de caixeiro viajante, resolveu comemorar o seu noivado num restaurante discreto e aconchegante em uma cidade com as mesmas qualidades. Como já havia viajado muito não foi difícil encontrar a cidade ideal.

O rapaz partiu com sua noiva e a sua mãe em direção a cidade escolhida. Após algumas horas de viagem chegaram a cidade Pedra Bruta.

Hospedaram-se e em seguida o rapaz saiu a procura do restaurante ideal. Era cedo, manhã bonita e calma, andou pelas ruas pacatas e encontrou um restaurante à beira de um riacho Restaurante 3 Irmãos. O nome do estabelecimento lhe agradou, deu, na porta do mesmo, três pancadas. Em seguida uma voz respondeu-lhe as batidas:

- Quem vem lá?
- Sou um cliente que deseja tratar um jantar comemorativo. Respondeu o rapaz.
- Pois então entre.
O viajante entrou e um homem simpático e educado o esperava no salão.
–Bom dia ! Cumprimentou o recém chegado e perguntou sois garçom?
–Meus clientes como tal me reconhecem. De onde viestes?
–De uma cidade chamada São João.
–O que fazes na vida?
–Sou caixeiro viajante. Viajo a negócios e visito Lojas.
–Vens muito por aqui?
–Não muito, esta é a minha 3ª viagem.
–O que quereis?
–Um jantar para 3 pessoas em lugar reservado.
–Que tal entre aquelas colunas? É um lugar bem privativo.
–Parece-me bom. Ficaremos entre elas.
–O que beberão na ocasião?
–Para minha mãe e noiva uma taça de bebida doce. Eu prefiro algo amargo como aperitivo.
–Pode ser Whisky?
–Nacional?
–Não, escocês.
–Bem se for antigo eu aceito. Tudo bem, mas gostaria que as mesas fossem bem ornamentadas.
–Podemos ornamentá-las com romãs, ficam bonitas e exóticas.
–E quanto as flores?
–Fique tranqüilo, fazemos arranjos com rosas e espigas de trigo.
–Pois então faça, não poupe nada, quero fartura em abundância. Você estará aqui?
–Sim, trabalho do meio dia a meia noite.
–Bem pela conversa o atendimento é bom. E o preço?
–O preço é justo e o atendimento é perfeito, mas qual é o seu nome?
–Salomão e o seu?
–Iran, sou conhecido como Iran dos bifes”, sou bom em cortar bifes. Meus irmãos também atendem. Um chama-se Emanuel e o outro José. Mas é conhecido por “Zé”
–Você é desta cidade ?
–Não, também fui caixeiro viajante. Gostei tanto desta cidade que na minha 5ª viagem resolvi ficar por aqui. E já se fazem 5 anos, acabei comprando este restaurante. Olha meu Irmão, no começo foi difícil. Este estabelecimento era mau visto, pois pertencia a três trapalhões chamados: Gilberto, Juberto e Juberton. Fizeram tantas trapalhadas que acabaram assassinados.
–Olha Iran, coloque a mesa da minha mãe separada para haver mais privacidade.
–E o seu pai não vem?
–Não minha mãe é viúva.
–Coincidência! Eu também sou filho de uma viúva.
–Eu há muito já percebi.
–Como se chama tua mãe? Temos cortesia para ela.
–Minha mãe chama-se Acácia.
–Este nome me é conhecido, tivemos uma ótima cozinheira com este nome.
–Bem eu já vou indo. Logo mais retornarei com elas. Ah! Já ia me esquecendo. Qual é a especialidade da casa?
–Churrasco.
–Ótimo! É macio?
–Sim, tão macio que a carne se desprende dos ossos.
–Ah, Senhor meu Deus! Que maravilha, não posso perder! O Lugar é seguro?
–Sim, temos dois rapazes expertos que cuidam disso. E no salão temos 2 vigilantes.

–Parabéns, o seu restaurante está coberto de qualidades, salve o adorável mestre. Até logo.





Fonte/Créditos/Reprodução:http://jamilkauss24.blogspot.com/2010/07/humor-maconico.html?m=1 e foto/fonte/Créditos:b.o.d.e./facebook

A LOJA GÊNESIS DE ATLÂNTIDA RECEBE MAIS TRÊS NOBRES IRMÃOS

No último dia 13 de agosto de 2019 a ARLS GENESIS DE ATLÂNTIDA 385 - CARAGUATATUBA SP teve a honra de receber em seu quadro de obreiros mais três valorosos Irmãos: Wlademir Domiciano, Dimas Ribeiro e Marcos Dias, através do processo de regularização que depois de finalizado foi autorizado pelo Sereníssimo Grão Mestre Fernando Fernandes. Além disso, o Venerável Mestre recebeu seu diploma,também , assinado pelo Grão Mestre, onde foi entregue pelos Irmãos de forma especial durante o jantar.Foi uma noite de júbilo para os obreiros da Respeitável Oficina e para a Maçonaria Caiçara.








quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Música Acácia Amarela de Luiz Gonzaga



Autores de Acácia Amarela: Luiz Gonzaga e Orlando Silveira

Ela é tão linda é tão bela
Aquela acácia amarela
Que a minha casa tem
Aquela casa direita
Que é tão justa e perfeita
Onde eu me sinto tão bem

Sou um feliz operário
Onde aumento de salário
Não tem luta nem discórdia
Ali o mal é submerso
E o Grande Arquiteto do Universo
É harmonia, é concórdia

Acácia Amarela é uma composição maçônica dos maçons:
Luiz Gonzaga e Orlando Silveira.

LUIZ GONZAGA NASCIMENTO (Rei do Baião), filho de Januário, lavrador e sanfoneiro, e de dona Santana, nasceu 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, município de Exu, sertão de Pernambuco. Foi iniciado em 03/04/1971 na Loja Paranapuan (Ilha do Governador/RJ).

ORLANDO SILVEIRA OLIVEIRA SILVA, nasceu em 27 de maio de 1925. Formado em Direito, tem uma vivência mais de 45 anos na profissão de músico, sendo regente, arranjador, compositor e acordeonista. Foi iniciado em março de 1974 na Loja Adonai, Rio de Janeiro.

De acordo com o Irmão José Castellani em seu livro " Dicionário Etimológico Maçônico", no Egito, as acácias eram árvores sagradas e tinham o nome hieroglífico de shen; na fraternidade rosa-cruz, ensina-se que a acácia foi a madeira usada na confecção da cruz em que Jesus foi executado; no Tabernáculo hebraico, eram feitos de madeira de acácia: a Arca da Aliança (Êxodos, 25 - 10), a mesa dos pães propiciais (Êxodo, 25 - 23) e o altar dos holocaustos (Êxodo, 27 - 1). Na maçonaria, além de ser o símbolo da Grande Iniciação, representa, também, a pureza e a imortalidade, além de ser o símbolo da ressurreição, por influência da tradição mística dos árabes e dos hebreus.

Acácia Amarela foi gravada pela primeira vez em 1982 e faz parte do LP "Eterno Cantador", da etiqueta RCA-Victor. E regravado em CD em 1998.

Em 1997 o Grande Oriente do Brasil através do Projeto Classes Musicais, por ocasião do encontro "Compasso para o Futuro", gravou a mesma  com a Orquestra Sinfônica e Coral Baccarelli e a regência e arranjos do Maestro Sérgio Kuhlmann.Luiz.

Luiz Gonzaga Nascimento - Rei do Baião e o Maestro Orlando Silveira Oliveira Silva compositores da musica maçônica "Acácia Amarela", por ocasião da homenagem a Luiz Gonzaga no programa do apresentador João Silvestre da TV Tupi.

Para ouvir Acácia Amarela na íntegra de Luiz Gonzaga e Orlando Silveira basta clicar  na imagem abaixo:


Fonte: letra da musica Acácia Amarela /história: www.masonic.com.br

Vídeo criado por Werley Fernandes  




terça-feira, 20 de agosto de 2019

O Dia Nacional do Maçom no Brasil

O Dia Nacional do Maçom, para o Brasil, tem sua origem na historiografia de José Castellani, pois, segundo ele, no dia 20 de agosto de 1822, aconteceu uma sessão histórica (no Grau de Aprendiz) entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro, onde Joaquim Gonçalves Ledo (jornalista e político brasileiro) proferiu um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Teria sido por influência de Maçons que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 134 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.


FONTE/Reprodução/Todos os Créditos: curiosidadesdamaconaria #curiosidadesmaconicas #maconaria
#maçonaria #freemason #masonic #grandeslojas #lojamaçonica #lojamaconica #maconsfamosos #massonerie #francmaçonnerie #fotohistorica #instagram

Feliz dia do Maçom


Hoje, 20 de agosto, é dia de homenagear aqueles que acreditam na fraternidade universal como real manifestação de liberdade, buscando sempre a igualdade. É dia de exaltar aqueles que buscam incessantemente a verdade e a justiça, combatendo o erro e a opressão, numa interminável e desafiadora luta contra o mal, o vício e a injustiça, tendo como armas a verdade, a virtude, o bem e uma fé inestimável e ilimitada  num ser supremo, fonte da mais pura energia, capaz de derrubar tiranos de toda espécie, que de tempos em tempos aparecem  no contexto histórico para espalhar o ódio, a desgraça e a insanidade. 

Feliz Dia do Maçom!



Postado por Werley Fernandes - ARLS GÊNESIS DE ATLÂNTIDA 385 - RITO DE YORK AMERICANO - GOP - CARAGUATATUBA SP

sábado, 17 de agosto de 2019

Palestra sobre "Maçonaria e o Estado Laico" na Loja Cavaleiros Phoenix



A Loja Gênesis representada pelo Venerável Mestre Werley Fernandes acompanhado dos irmãos Erik, Marcos e César Bisetto participou de uma palestra no último dia 15/08 que aconteceu na ARLS Cavaleiros Phoenix.


O tema abordado foi "Maçonaria e Estado Laico" ministrada pelo Irmão Mauro Ferreira de Souza da GLESP (Grande Loja do Estado de São Paulo) que também é Bacharel em  filosofia e teologia (Universidade Mackenzie), Direito (UNIB), Especialista em Filosofia Contemporânea e Historia pela (Universidade Metodista) e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie São Paulo. Doutorando em Filosofia.

De inicio, o Irmão e palestrante afirmou que a maçonaria sempre foi a favor das liberdades individuais e lutou com todas suas forças para implantação do Estado Laico.

Isso se tornou mais prático com a revolução francesa ocorrida no século XVIII. Mais adiante, explicou de uma forma bem suscinta o tema abordado onde abriu para perguntas e tirou as dúvidas dos Irmãos presentes.

Para saber tudo sobre o assunto abordado basta clicar no link abaixo:

"MAÇONARIA E O ESTADO LAICO"

A Loja Maçonica Gênesis de Atlântida recebe novos irmãos

Nos últimos 10 e 13 de agosto de 2019, a Loja Maçônica Gênesis de Atlântida, de Caraguatatuba, recebeu mais 06 irmãos no quadro de obreiros.

Presidida pelo Venerável Mestre Werley Fernandes, a sessão contou a presença de irmãos visitantes de lojas da região. Após a cerimônia, foi servido um delicioso jantar no salão de festas da loja.